Adel e Echoenergia realizam curso online com professores de Pernambuco

No último mês, nos dias 28 e 29 de abril, a Adel e a Echoenergia realizaram o Curso Iniciação à Metodologia da Aprendizagem Cooperativa, no formato online, com professores da Escola Municipal Manoel Alves de Araújo, localizada no município de Venturosa, em Pernambuco. O Curso é uma iniciativa do Projeto de Desenvolvimento da Educação, do Programa Echosocial: Ventos que Transformam, iniciativa da Echoenergia com apoio do BNDES e executada pela área de Novos Negócios da Adel.

O Curso foi dividido em dois módulos: Abordagem Pedagógica da Aprendizagem Cooperativa e Cooperação e Protagonismo na Aprendizagem. Foram dois dias de encontros virtuais, 28 e 29 de abril, com carga horária de 6 horas/aula e participação de 11 professores. A formação seguiu o modelo de ensino remoto, por meio da plataforma virtual google meet. Os professores tiveram acesso aos materiais didáticos no formato digital.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Alves de Araújo atende às comunidades Grota, Grotão e Pontais, em Venturosa (PE). O Curso de Iniciação à Metodologia da Aprendizagem Cooperativa foi o primeiro contato dos educadores com essa abordagem de aprendizagem, na qual os estudantes aprendem enquanto trabalham em pequenas equipes, cooperando uns com os outros para resolver desafios, exercícios e/ou problemas, e, se apropriam dos assuntos e conhecimentos compartilhados, para atingir um objetivo mútuo.

No primeiro módulo, foram apresentados instrumentos aos educadores para que possam conduzir atividades formativas, utilizando a abordagem pedagógica da Aprendizagem Cooperativa e suas técnicas específicas com o público beneficiário.

No segundo dia, os professores discutiram como podem estimular o protagonismo de seus estudantes, compreendendo a importância do protagonismo como tópico complementar à educação formal. Foram apresentadas diversas abordagens pedagógicas que buscam estimular o desenvolvimento de estudantes proativos, com iniciativa, para que sejam participativos em suas comunidades escolares. Foi debatido também o conceito de interdependência social e interação positiva, como elementos potencializadores da aprendizagem na escola.

“O curso foi significativo, nos mostrou estratégias metodológicas simples, mas que favorecem o trabalho coletivo e o empenho de todos os alunos, propiciando o desenvolvimento de todo o grupo. Parabéns! O encontro foi excelente”, reforça a professora Rosa Jorge da Silva, Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Manoel Alves de Araújo.

Os professores aprenderam na prática, divididos em equipes, como utilizar a metodologia da Aprendizagem Cooperativa, ajudando na percepção de que o protagonismo e a cooperação estão presentes no cotidiano da escola e que o estudante precisa ser conscientizado sobre as vantagens de trabalhar em equipe, em prol de objetivos coletivos e que o professor tem um papel fundamental na identificação e mobilização dos estudantes predispostos e que apresentem potencialidade para desenvolver certas características, competências e habilidades sociais.

Para a Secretária de Educação Venturosa (PE), Sonia Regina Diógenes, toda parceria que a Educação Municipal tiver é bem-vinda. “Formação, cursos e oficinas são fontes de aprendizagem que enriquecem o currículo e o dia a dia pedagógico das escolas. Assim, a proposta da oficina realizada pela Adel foi abraçada por toda a equipe da escola e com certeza resultará em trabalhos significativos no processo de aprendizagem dos alunos”, reforça a Secretária.

Trabalhar o protagonismo e a cooperação em sala de aula é fundamental para o desenvolvimento educacional dos estudantes. Com estímulo e orientação as crianças e os jovens podem desenvolver melhor essas duas vocações e alcançar melhores resultados educacionais.

Compartilhe nas redes sociais

Conheça os Ativos da Echoenergia

CE RN PE BA

Centro de operação da geração (COG)

São Paulo

Referência em inovação tecnológica no setor, o COG monitora 24x7 todas as
atividades de operação dos empreendimentos eólicos da Echoenergia

Saiba mais