Seguindo as medidas de segurança e os cuidados necessários nesse período de pandemia da COVID-19, o município de Lagoa Nova/RN permaneceu com as atividades de coleta seletiva sendo realizadas de forma ativa zona urbana e parte da zona rural do município, contando com o engajamento e parceria da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA e principalmente com o auxílio da comunidade para a separação correta dos resíduos sólidos orgânicos.
Em 2019, o município recebeu uma ação do Projeto Ventos que Transformam, da Echoenergia, com realização do Instituto Brasil Solidário, que levou uma capacitação para os catadores de materiais recicláveis, junto com a entrega de uma Unidade de Triagem com equipamentos, que tem sido um espaço essencial para o trabalho fomentado no município.
A formação envolveu orientações sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, sendo apresentadas experiências de boas práticas já implementadas em outras regiões do Brasil, e o treinamento para lidar com os equipamentos da Unidade de Triagem de Resíduos Sólidos – UTRS, ressaltando modelos de organização e gerenciamento dos resíduos na referida unidade.
Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Lagoa Nova/RN, João da Mata Bezerra, as propostas mobilizadas pelo projeto ajudaram muito o trabalho dos catadores e trouxe uma redução significativa de resíduos sólidos recicláveis destinados ao aterro do lixo.
“As ações do projeto ajudaram muito com relação a separação dos resíduos dos materiais, por tipo, por cor, o trabalho que eles vêm desenvolvendo no município conseguiu diminuir bastante a quantidade de resíduos que antes iam para o Lixão, acredito que hoje, nós estamos com 60% dos resíduos sólidos sendo recolhidos pelos catadores, cada dia que passa a população colabora mais, gerando emprego e renda para onze pessoas, agregando valor aos materiais recicláveis produzidos no município”, ressaltou.
O município se equipou com 62 Ecopontos espalhados em locais estratégicos da cidade, seguindo o modelo dos coletores instalados pelo projeto no período das formações. O material da coleta seletiva tem sido recolhido com frequência, três vezes na semana, atendendo zona urbana e rural do município.
Para garantir a segurança e sustentabilidade das atividades junto a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis – ACMR, a Prefeitura tem ajudado com recursos para a compra de EPIs e a manutenção do trabalho da Associação, e destina, através de convênio firmado recentemente, o valor de R$ 3.500,00 (TRÊS MIL E QUINHENTOS REAIS) para aquisição também de gêneros alimentícios para cestas básicas, além de um auxílio de R$ 150,00 para os associados da referida verba. Os materiais triados na UTRS de Lagoa Nova/RN, estão sendo comercializados para compradores da região de Seridó, com venda de 100% do estoque dos recicláveis, principalmente, itens como papel, papelão, garrafas PET, plástico, alumínio e outros materiais.
216
MW
130
MW
88
MW
128
MW
101
MW
85
MW
53
MW
97
MW
76
MW
92
MW
76
MW
38
MW
Referência em inovação tecnológica no setor, o COG monitora 24x7 todas as
atividades de operação dos empreendimentos eólicos da Echoenergia
Compartilhe nas redes sociais