Seguindo todas as medidas preventivas indicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a Echoenergia iniciou no último mês, a perfuração de sete (7) poços profundos em comunidades rurais localizadas nos municípios de Caétes e Capoeiras, no sertão pernambucano. As ações fazem parte do Projeto Segurança Hídrica do Programa Echosocial Ventos que transformam, da Echoenergia realizado em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel).
Em Caetés, 363 famílias serão beneficiadas. Já em Capoeiras, são 50 famílias da comunidade Piado. Os locais para perfuração dos poços foram definidos a partir de um estudo de prospecção geofísica que identifica as áreas com maior potencial hídrico. Para iniciar as atividades, foi realizado o licenciamento de todos os poços junto aos órgãos responsáveis.
Segundo Ilys Santos, Coordenador Socioambiental da Adel, a autorização ambiental é fundamental para que o acesso ao recurso hídrico ocorra de forma sustentável. “Nessa etapa são estabelecidos parâmetros importantes para o poço, tais como profundidade, vazão necessária para a comunidade e a capacidade de captação diária. Dessa forma as comunidades podem utilizar o insumo sem sobrecarregar o aquífero”, destaca.
Após a perfuração dos poços profundos, o próximo passo será a implantação de sistemas de abastecimento de água para garantir o acesso aos recursos hídricos para consumo humano, produção de alimentos e inclusão social e produtiva das famílias.
216
MW
130
MW
88
MW
128
MW
101
MW
85
MW
53
MW
97
MW
76
MW
92
MW
76
MW
38
MW
Referência em inovação tecnológica no setor, o COG monitora 24x7 todas as
atividades de operação dos empreendimentos eólicos da Echoenergia
Compartilhe nas redes sociais