“A formação, que já abriu calendário este ano com uma primeira atividade EaD em Mediação de Leitura, segue fomentando novas oficinas com os educadores atendidos pelo Projeto Ventos que Transformam, em Serra do Mel”

A Educação Ambiental e a Educação Financeira sendo trabalhadas de forma multidisciplinar, com várias dicas de atividades dinâmicas e criativas que podem ser realizadas seja por meio digital, ou em ações para além da sala de aula!

Seguindo uma proposta repleta de oportunidades de promover o aprendizado de forma lúdica e interativa, com o mesmo modelo das oficinas práticas presenciais, o Instituto Brasil Solidário, lançou no mês novembro, mais duas capacitações no modelo EaD, contando com a participação de educadores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e gestores municipais de Serra do Mel, RN, através das ações do Projeto Ventos que Transformam.

A oficina foi realizada num intercâmbio de conhecimento e troca de boas práticas, reunindo numa mesma turma educadores de várias regiões do Brasil, para esta nova oficina, participaram representantes dos municípios de Dias D’ávila (BA), Luis Eduardo Magalhães (BA), Campo Verde (MT), Porto Nacional (TO) e Petrolina (PE),  com proposta de promover outra etapa de oficinas práticas presenciais em 2021, somando ao trabalho que está sendo realizado pela plataforma online.

Com materiais exclusivos para o conteúdo digital na plataforma EaD, e aulas interativas sendo fomentadas em cada fascículo da formação, os educadores tiveram a oportunidade de escolher entre a Oficina de Educação Financeira, que teve início no dia 12 de novembro com atividades até o dia 10 de dezembro, e a Oficina de Educação Ambiental, lançada no dia 18 de novembro, seguinto até 16 de dezembro, encerrando 2020 com três formações já concluídas como suporte aos educadores na elaboração das aulas remotas, sendo planejadas de forma dinâmica e interativa com a comunidade escolar.

 

Educação Ambiental

Levando uma capacitação completa sobre o estudo do meio ambiente e alternativas sustentáveis que podem ser replicadas para além da sala de aula, as oficinas de educação ambiental, foram fomentadas com apoio do Instituto Venturi de Estudos Ambientais, contando com a participação da Presidente da organização, Arlinda Cézar, nas aulas interativas, em diálogo direto com os educadores sobre pesquisas relacionadas a área no Brasil e no mundo.

Para a educadora Ozinete Oliveira, que é Gestora das escolas do Pólo Goiás, em Serra do Mel, a oficina ampliou as oportunidades de levar promover atividades mais dinâmicas, agregando o conhecimento em sala de aula com a realidade dos alunos e as práticas que devem ser fomentadas em seu cotidiano para além da escola.

“Esse curso me surpreendeu muito, eu tinha uma visão sobre o ensino dos cuidados com o meio ambiente e agora tenho uma percepção muito mais ampla depois de participar da formação, como tratar desse tema de forma mais interativa com os alunos, além do conhecimento global que o curso traz, sobre a questão financeira, o aproveitamento da água, as tecnologias sustentáveis que ainda afetam diretamente na economia e nos gastos em casa, então foi um conteúdo completo sobre os impactos na natureza e as formas de preservação do nosso meio ambiente”, ressaltou.

Além da capacitação sobre como elaborar as aulas remotas voltadas para essa temática de sustentabilidade na escola e comunidade, a proposta, agregou ainda, a entrega de 42 Kits “Práticas de Educação Ambiental”, doados no início deste ano, alcançando todas as escolas da rede pública de ensino de Serra do Mel.

A coletânea, desenvolvida pela equipe de educadores do Instituto Brasil Solidário, conta com modelos de planos de aula, sequências didáticas e o passo a passo para a construção de tecnologias socioambientais, utilizando materiais reaproveitados e de fácil acesso seja no ambiente escolar, ou mesmo no cotidiano dos alunos, que foi apresentada numa primeira etapa de formação realizada durante a jornada pedagógica, no mês de fevereiro.

Entre as práticas exitosas encontradas no material da coletânea, estão exemplos de atividades lúdicas e criativas, com instruções para a construção de forno solar, lâmpadas solares, filtros de águas cinzas, oficina de reciclagem de papel, até técnicas de compostagem e implementação de uma horta escolar, além de um projeto de inclusão para a coleta seletiva na escola, com instalação de coletores sustentáveis e a parceria com Prefeitura e Associação de Catadores dos municípios.

 

Educação Financeira

A formação em Educação Financeira, chegou aos educadores como uma extensão do Projeto com os jogos Piquenique e Bons Negócios, que em Serra do Mel, já teve suas primeiras atividades sendo mobilizadas durante a Jornada Pedagógica, em fevereiro, e fechando o ano com mais uma capacitação, eles receberam uma nova etapa com todo o suporte da plataforma digital, envolvendo um conteúdo completo sobre os conceitos do comportamento financeiro e quais caminhos podem ser aprimorados para um planejamento voltado ao consumo consciente e com a moderação necessária.

A proposta, foi uma continuidade das capacitações fomentadas com os educadores, incluindo ainda a doação de todo o material lúdico e criativo com os jogos educativos, atendendo toda a rede de ensino pública de Serra do Mel da escola Estadual e Municipal. O modelo EaD, trouxe um formato ainda mais completo, possibilitando aulas interativas com especialistas e grandes referências do tema em todo o Brasil.

Uma das participações especiais na formação, contou com a presença da cineasta Estela Renner, Diretora do Documentário “Criança, a Alma do Negócio”, compartilhando as experiências vivenciadas no filme, que traz uma análise dos efeitos que a mídia de massa e a publicidade têm em relação às crianças, apontando como a indústria descobriu que elas são os melhores alvos para vendas de produto.

Segundo o Professor Jefferson Soares, da Escola Estadual Padre José de Anchieta, em Serra do Mel, o conteúdo apresentado na formação tem surpreendido de forma positiva todos os participantes, principalmente, por demonstrar um novo formato de trabalhar a educação à distância de maneira dinâmica e diversificada, cativando o desenvolvimento e o potencial dos educadores a cada etapa do curso.

“Posso dizer que a formação, tem sido acima de tudo um curso provocativo, mostrando que as aulas pela internet não devem ser elaboradas apenas para compensar as aulas presenciais, o conteúdo apresentado pelo IBS, oferece uma plataforma moderna, intuitiva, e o mais importante, cativante. A distribuição do conteúdo não segue uma linearidade enfadonha que pouco acrescenta no decorrer das páginas; ao contrário, apresenta-se de maneira dinâmica e diversificada, de forma a mesclar diferentes níveis de abordagem — algo que aguça a sua curiosidade e lhe instiga a continuar, tal como numa caminhada em que você vai vencendo pequenos trechos à medida em que caminha”, ressalta o educador.

O material do Projeto Jogos de Educação Financeira, está alinhado a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), abordando temas transversais, como educação ambiental, nutrição, mobilidade urbana, cidadania e educação fiscal.

 

 

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