“A iniciativa, faz parte de uma ação continuada de formações com os educadores, com doação de acervo literário paras as bibliotecas e um calendário de atividades previsto com nova etapa de oficinas práticas para 2021”

Uma proposta completa de formação em Mediação de Leitura, com fascículos e sequências didáticas para a elaboração de aulas remotas!

Em uma iniciativa, que faz parte de uma ação continuada do Projeto Ventos que Transformam, da Echoenergia com realização do Instituto Brasil Solidário, os educadores da rede pública de ensino de Serra do Mel, RN, estão recebendo uma capacitação gratuita com foco no incentivo à leitura, com aulas sendo realizadas no modelo EaD (Ensino à Distância) entre os dias 29 de outubro até 26 de novembro, contando com participação de educadores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e gestores municipais de Serra do Mel, RN.

A proposta em EaD, surgiu em adaptação ao período de quarentena, e está sendo viabilizada como uma extensão das atividades presenciais, que já tem um calendário de ações previsto para ser realizado em 2021. Assim como na Formação em Mediação de Leitura, os educadores contarão ainda com oficinas de Educação Ambiental, Educação Financeira, Artes, Educomunicação, Empreendedorismo e Cidadania, com materiais exclusivos para o conteúdo digital na plataforma EaD.

Para a formação em Mediação de Leitura, o projeto reservou um conteúdo com várias dicas de atividades práticas e interdisciplinares, do uso do acervo literário já doado para a escola nos projetos e ações de incentivo à leitura, para além da sala de aula. A oficina, envolve desde capacitação técnica de organização da biblioteca e manutenção do acervo, até orientações para o fomento de práticas de contação de histórias, utilizando obras da literatura infanto-juvenil, com contos de fada, contos maravilhosos, contos de tradição oral, álbum ficcional, álbum não-ficcional e a poesia, que podem ser trabalhados tanto com a turma do fundamental I e II, como estudantes do ensino médio.

Segundo a educadora Wigna Silva, que atua na Creche Dejaine Karla da Silva e na Escola Municipal Vila Goiás, o momento tem sido de muito aprendizado tanto para o seu crescimento profissional como pessoal enquanto leitora.

“Participar da Oficina de Leitura é prazeroso e rico, principalmente por ser EAD, pois nos permite além das aulas programadas, criarmos nosso próprio horário de estudos. Como discente, adquiro conhecimentos, enriqueço o que já sei e posso trabalhar nas atividades remotas com meus alunos alguns textos apresentados. A formação me incentiva a ser uma leitora assídua, não somente através do material disponibilizado na plataforma, mas com as inúmeras indicações de livros”, ressalta.

Segundo o Diretor do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore, as escolas atendidas pelo projeto a partir deste ano, estão recebendo uma proposta ainda mais completa e potencializada com essa nova plataforma digital das formações EaD, ampliando as oportunidades de aprendizado em diferentes meios de acesso, e com materiais exclusivos para as oito áreas de atuação das formações IBS.

“Foram muitos os desafios para a área de educação nesse ano de 2020, mas o projeto conseguiu se fortalecer e até aprimorar o material de cara área de atuação das oficinas, pois preparamos conteúdos exclusivos para a plataforma EaD, com todo o suporte pedagógico para os educadores elaborarem aulas dinâmicas, criativas e interativas com o seu público escolar, e esse modelo trouxe tantas inovações, que vamos manter para os demais municípios que recebem ações do IBS”, ressalta.

Compartilhe nas redes sociais

Conheça os Ativos da Echoenergia

CE RN PE BA

Centro de operação da geração (COG)

São Paulo

Referência em inovação tecnológica no setor, o COG monitora 24x7 todas as
atividades de operação dos empreendimentos eólicos da Echoenergia

Saiba mais