Uma ação que une sustentabilidade, incentivo à leitura e cidadania na escola!

A inauguração da biblioteca na comunidade de Valparaíso, em Tianguá/CE, promete mais do que um evento de apresentação da nova estrutura que está sendo instalada dentro da Escola Família Agrícola Antônia Suzete de Olivindo, através do Projeto Ventos que Transformam, da Echoenergia com gestão do Instituto Brasil Solidário.

Seguindo a mesma proposta de protagonismo e inserção da comunidade em todo o processo de construção das ações do projeto, a entrega do novo espaço literário prevista para o início do mês de abril, inclui ainda uma nova etapa de formações algumas semanas antes da inauguração, envolvendo desde o reaproveitamento de materiais como paletes, pneus e garradas PET para a decoração e mobiliário dos cantinhos de leitura, até uma oficina de Arte e Desenho para complementar os espaços lúdicos e a árvore literária da nova biblioteca.

Para a Gerente de Recursos Humanos e Responsabilidade Social da Echoenergia, Vivian Okuda, a forma como foi implementada as ações, incluindo sempre a comunidade no processo de construção e também de decisão em todas as atividades, demonstrou ser um modelo muito assertivo e que tem possibilitado um trabalho consistente e contínuo não só dentro da escola, mas com impacto direto na vida dos moradores da região.

“O projeto foi construído de forma coletiva, junto com os moradores, atendendo a demanda da própria comunidade, então foi possível ver durante essa visita, o engajamento dos alunos, educadores e até familiares em todo o processo.  Eles ressaltaram a importância desse diálogo que aconteceu inicialmente dentro do projeto, e que hoje, permite que a própria comunidade possa potencializar esse investimento social, de forma sustentável e perpétua na região”, ressalta.

Educadores, alunos, familiares e toda a comunidade será convidada a participar desse processo de construção, que pretende não só possibilitar uma nova capacitação com técnicas de pintura que podem ser feitas dentro e fora do ambiente escolar, como permitir um vínculo de pertencimento e empoderamento do espaço que será mantido a portas abertas para os moradores do assentamento.

A ideia é que o espaço se mantenha vivo com projetos que integram escola e comunidade, seguindo as propostas apresentadas durante as oficinas práticas de incentivo à leitura, do Instituto Brasil Solidário. Durante a etapa de formações, os educadores participaram de atividades de mediação de leitura e também de manutenção e organização da biblioteca, com várias dicas e orientações para o planejamento de ações lúdicas e pedagógicas para utilização do acervo, que hoje conta com mais de 1000 livros doados pelo Projeto Ventos que Transformam.

Compartilhe nas redes sociais

Conheça os Ativos da Echoenergia

CE RN PE BA

Centro de operação da geração (COG)

São Paulo

Referência em inovação tecnológica no setor, o COG monitora 24x7 todas as
atividades de operação dos empreendimentos eólicos da Echoenergia

Saiba mais