Dezembro foi um mês movimentado de acompanhamento e planejamento do Projeto Ventos que Transformam, da Echoenergia com gestão do Instituto Brasil Solidário!

A equipe do IBS esteve reunida com o engenheiro Assis Barros, responsável pelo acompanhamento das obras na comunidade de Valparaíso, em Tianguá/CE, para ver de perto o andamento das ações estruturais. Mantendo a proposta de transparência e diálogo com a comunidade, o momento contou com a presença do Presidente da Associação de Moradores de Valparaíso, conhecido como Seu Chichico, além das diretoras das duas escolas da região, participando Marizete José da Silva, da escola EFA Antônia Suzete de Olivindo da Silva e Auricélia, da Escola Francisco Nemésio Cordeiro.

Na ocasião, o engenheiro mostrou o escopo do projeto e explicou as etapas já realizadas com previsão de entrega no primeiro semestre de 2019. Dentro das escolas, várias estruturas estão em reta final de acabamentos, dando espaço para o planejamento do mobiliário e pintura nas salas e também na biblioteca que contará com a construção de espaços lúdicos, incluindo árvore literária, pufes e prateleiras com paletes personalizados na comunidade.

A equipe visitou o terreno onde será construído um galpão comunitário com foco nas atividades de economia solidária, promovendo formações em costura e mobiliários em pallets, que além das capacitações, contará com equipamentos e estrutura para a continuidade das duas atividades. Uma iniciativa, que pretende movimentar o crescimento econômico da região e contribuir para muitas oportunidades de renda extra dos moradores.

A visita permitiu ainda acompanhar as atividades que seguem sendo fomentadas dentro das duas escolas pelos educadores e alunos da região. As ações de educação ambiental, incentivo à leitura e até de saúde, feitas dentro do eixo de educação, do Projeto Ventos que Transformam, tem se fortalecido e multiplicado outras atividades interdisciplinares com participação ativa da comunidade.

Com a dedicação da comunidade escolar, o espaço do minhocário, as técnicas de compostagem e as ações de saúde no escovódromo sustentável continuam acontecendo regularmente e sendo integradas a outras atividades pedagógicas da escola. Os espaços verdes como a área do viveiro e o espiral de ervas construído no período das oficinas, ganharam ainda mais vida nesses últimos meses agraciados com a chuva na região.

Logo após a visita, a equipe do Instituto Brasil Solidário esteve em reunião com representantes do Departamento de Responsabilidade Social da Echoenergia, compartilhando as informações vistas em campo sobre o andamento das obras e os próximos passos do projeto na região.

Compartilhe nas redes sociais

Conheça os Ativos da Echoenergia

CE RN PE BA

Centro de operação da geração (COG)

São Paulo

Referência em inovação tecnológica no setor, o COG monitora 24x7 todas as
atividades de operação dos empreendimentos eólicos da Echoenergia

Saiba mais