“A equipe do Instituto Brasil Solidário esteve na jornada pedagógica de Cerro Corá/RN apresentando as atividades de Leitura e Educação Ambiental para rede municipal”

Arte, cultura, incentivo à leitura e educação ambiental são só algumas das temáticas que agregam os projetos sócio ambientais da Echoenergia com realização do Instituto Brasil Solidário!

A iniciativa que já foi promovida no município de Tianguá e Ubajara, no Ceará, expande atuação e agora chega a mais um complexo eólico da empresa, no município de Cerro Corá, localizado no Rio Grande do Norte, levando formações que envolvem desde atividades de incentivo à leitura e sustentabilidade até um trabalho de formação digital, a fim de capacitar a gestão pública para o uso de instrumentos tecnológicos que auxiliem o trabalho de organização de dados do município.

A proposta foi apresentada para os educadores na última quarta-feira, dia 13 de fevereiro, dentro da programação da jornada pedagógica das escolas da região. Numa recepção calorosa, com participação de mais 150 professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares, além de técnicos da secretaria de educação, a iniciativa despertou entusiasmo dos educadores, que saíram do evento já com várias sugestões para trabalhos de mediação de leitura e educação ambiental.

Segundo o Presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore, esse primeiro contato foi um termômetro muito positivo do envolvimento da comunidade escolar, que se mostrou muito organizada e motivada a participar de forma efetiva de todas as atividades previstas no projeto.

“Estamos muito felizes de trabalhar em Cerro Corá, e poder voltar a esse Estado querido do Rio Grande do Norte, onde o IBS já possui histórico de sucesso de ações passadas, e, vimos nesse primeiro contato que é um município muito organizado, com professores dedicados, que com certeza, vão aproveitar muito bem as propostas do projeto. Estamos com grandes perspectivas, sabemos que as ações podem trazer contribuições importantes seja em sala de aula ou mesmo com soluções de gestão de resíduos sólidos, envolvendo inclusive os catadores da região”, ressaltou.

Aproveitando o período em campo em Cerro Corá, a equipe do IBS, acompanhou o andamento das obras estruturais no Centro Municipal de Ensino Rural, uma iniciativa que vem sendo promovida como parte do projeto financiado pela Echoenergia. A arquiteta do projeto mostrou o avanço das obras nos espaços que estão sendo renovados e que seguem para uma última etapa de acabamentos e finalização.

Com data prevista para ser entregue no dia 21 de março, a inauguração do Centro, marcará também a abertura das atividades voltadas para a educação, sendo sede das oficinas práticas de Mediação de Leitura e Educação Ambiental, que serão realizadas pelo Instituto Brasil Solidário, agregando junto as atividades um espaço de biblioteca que será organizado dentro das ações de incentivo à leitura e já aproveitando o acervo doado pelo projeto para acesso a toda a comunidade da região.

Para as atividades de contação de histórias, os professores receberão fantoches, sacolas literárias, aventais para mediação de leitura e uma tela para o teatro de fantoches e demais atividades lúdicas e criativas que podem ser promovidas dentro e fora da biblioteca.  O material inclui ainda a entrega de sequências didáticas para a implementação de projetos de leitura permanentes nas escolas, como o Anjos da Leitura, 30 Minutos pela Leitura, São João Literário, Concursos de Leitura e Escrita, pôsteres educativos sobre a temática de leitura e materiais de referência para catalogação de acervo.

No eixo de Educação Ambiental, as oficinas prometem ser muito interativas e com ações intensas de aprendizado prático, envolvendo desde técnicas de compostagem, construção de forno solar, filtros de águas cinzas, lâmpadas solares, até a implementação de uma horta, incluindo uma composteira com minhocário e também uma caixa de decomposição que ficará exposta para acompanhamento dos estudantes.

Para tanto, será utilizado o material do IBS Práticas de Educação Ambiental” que será entregue a todas as escolas. Desenvolvida pela equipe de educadores do Instituto, baseada em anos de formações práticas exitosas em escolas públicas brasileiras, em conjunto com especialistas na área de educação ambiental, a coletânea reúne um valioso material que servirá às mais diversas realidades brasileiras no sentido de proporcionar um conhecimento contextualizado sobre as questões ambientais dentro do universo escolar e pedagógico.

 

Compartilhe nas redes sociais

Conheça os Ativos da Echoenergia

CE RN PE BA

Centro de operação da geração (COG)

São Paulo

Referência em inovação tecnológica no setor, o COG monitora 24x7 todas as
atividades de operação dos empreendimentos eólicos da Echoenergia

Saiba mais