Meio Ambiente, Saúde e Segurança


Pessoas e meio ambiente são prioridades para a Echoenergia

Com esse pensamento a empresa criou uma série de programas focados na preservação dos recursos naturais, do ecossistema local e no bem-estar das comunidades que vivem em torno dos complexos eólicos.

O Programa de Comunicação Social e Educação Ambiental, que visa promover a consciência ambiental nas comunidades, o Programa de Monitoramento da Fauna Silvestre, focado no acompanhamento das populações de aves e morcegos, e o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), são alguns dos destaques da companhia.

Também fazem parte do projeto de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da empresa os seguintes programas:

Programa de Monitoramento de Processos Erosivos

A ação visa identificar os locais com maior propensão à erosão para que sejam aplicadas medidas de controle, prevenção e proteção. As medidas são realizadas através da manutenção das laterais dos acessos e plataformas dos complexos eólicos.

Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

O projeto tem como objetivo proporcionar segregação correta, acondicionamento, identificação, manuseio, armazenamento, transporte e disposição final dos resíduos sólidos. Desta forma, são minimizados potenciais danos ao meio ambiente e à saúde.

Programa de Monitoramento de Ruídos

Com o avanço da tecnologia dos aerogeradores, as emissões de ruídos dos parques eólicos atualmente registram baixa intensidade. Contudo, se faz necessária uma avaliação dos níveis de ruídos em pontos relevantes.

Programa de Saúde das Populações Circunvizinhas ao Empreendimento

Na fase de operação de um complexo eólico, embora a atividade proposta não implique em impactos diretos às comunidades vizinhas, são realizadas ações de monitoramento da saúde da população residente nas áreas mais próximas dos aerogeradores, visando detectar, precocemente, situações de risco à saúde das pessoas com vistas à aplicação de medidas mitigadoras.

Programa de Atendimento a Emergências

O PAE foi elaborado para possibilitar a adoção de procedimentos e orientações eficientes a serem seguidos por colaboradores, visitantes e comunidades vizinhas em situações de emergência como acidentes, incidentes e ameaças externas. Desta forma, protegemos a vida e o patrimônio.

Programa de Desativação e Desmobilização do Empreendimento

Este programa ocorrerá durante as etapas planejadas na desmontagem e desativação dos complexo eólicos, no final do período de concessão, além da destinação final dos componentes dos aerogeradores. As ações de implantação deste programa serão executadas durante o período final de operacionalização.

Programa de Sinalização e Vigilância Patrimonial

As ações deste programa são implementadas de acordo com os riscos gerais e específicos identificados nas análises de planejamentos das atividades que envolvem a manutenção e operação dos empreendimentos.

Programa de Gerenciamento de Riscos

Este programa tem o objetivo de mapear todos os riscos dos empreendimentos e assim definir medidas para eliminá-los ou controlá-los.

Geramos novos caminhos pautados por responsabilidade socioambiental, ética, saúde e segurança.