EchoSocial


Echo Social: Ética, Compromisso e Responsabilidade

Contribuir para um país sustentável, com geração de energia limpa e com baixo impacto ao meio ambiente desde a sua implantação e operação, faz parte do compromisso da Echoenergia, que para além das obrigações legais, atua com a proposta de gerar caminhos de transformação e impacto direto de desenvolvimento às comunidades do entorno dos seus complexos eólicos.

Alinhada à sua missão, os programas e projetos socioeconômicos e ambientais implementados pela Echoenergia, tem como foco a preservação dos recursos naturais, do ecossistema local e, principalmente, do bem-estar dos moradores.

Refletindo os valores e princípios que regem a conduta institucional da organização desde a relação com seus colaboradores e stakeholders, os projetos partem de uma postura ética e da construção de um ambiente de confiança, transparência e valorização dos potenciais locais – naturais e humanos, sendo estruturados trabalhando o engajamento e desenvolvimento comunitário participativo, onde as ações são direcionadas às necessidades de cada região, e implementadas em diálogo constante com a comunidade.

Ventos que transformam

Dentro de sua linha de responsabilidade socioambiental, o braço social da Echoenergia consegue fortalecer o trabalho em rede e a interação com a comunidade beneficiária, promovendo atividades focadas em três pilares primordiais de ação no melhor sentido de potencializar a “força dos ventos” e das energias renováveis de forma sustentável e autossuficiente:

1. Ventos que transformam: Educação

As ações integram melhorias nos espaços públicos, a capacitação e a motivação para a continuidade das atividades, principalmente por meio de escolas públicas locais. Os projetos educacionais nas comunidades do entorno recebem investimentos que envolvem desde a melhoria em infraestrutura até o acesso à educação de qualidade por meio de formação continuada e treinamento.

Permitindo dinamizar os processos educacionais e abrir oportunidades de qualificação profissional, as ações são fomentadas de forma a despertar o engajamento de toda a comunidade escolar, que passa a ser parte atuante de multiplicação das atividades dentro das escolas e nos eixos temáticos de incentivo à leitura, educação ambiental, prevenção em saúde e até atendimentos especializados, ressaltando atividades práticas com ações de sustentabilidade.

2. Ventos que transformam: Economia Solidária

As propostas agregam oportunidades para geração de renda e o fomento das cadeias produtivas que já são potenciais importantes da região, como agricultura familiar, marcenaria, corte e costura e piscicultura.

Com a preservação de valores e tradições locais nas cidades onde estão os empreendimentos, as ações de economia solidária possibilitam caminhos para a inclusão social e a autonomia econômica das famílias, apontando alternativas de subsistência aos jovens e melhoria da qualidade de vida dos moradores da região, com todo o suporte para gestão independente das iniciativas e mesmo planos de negócios.

3. Ventos que transformam: Equilíbrio Hídrico

O acesso a água potável com perfuração de poços profundos e subsídios para o uso sustentável dos recursos hídricos locais, são uma das preocupações trabalhadas dentro das ações do eixo equilíbrio hídrico e também de geração de renda nos projetos implementados pela Echoenergia.

Os projetos buscam viabilizar o acesso à água de qualidade para a população através da recuperação e perfuração de poços com outorgas, além da construção de chafarizes e cisternas – inclusive em âmbito escolar, trazendo benefícios tanto na produção agrícola local quanto na saúde dos moradores do entorno do parque eólico.

Projetos Sociais

Conheça abaixo alguns dos projetos sociais que já estão sendo implementados pela Echoenergia:

Créditos das fotos: Echoenergia e IBS: Marina Cavalcante, Luis Salvatore e Rociana Barreto

Parceria estratégica em nossos projetos sociais:
Instituto Brasil Solidário