Segurança em 1º Lugar

Nós priorizamos a segurança acima de qualquer outro objetivo

A Segurança das pessoas e das instalações da Echoenergia é inegociável.
Como forma de consolidar este conceito foi definido que a Segurança é um dos Valores da companhia.

Compromissos de EHS

Cada operação da Echoenergia deve ter sistemas de gerenciamento adequadamente projetados e documentados que atendam a todas as expectativas estabelecidas pela companhia. O sistema de gestão é desenvolvido de forma a atender a todas as etapas de nossos projetos:

  • Analisar as cláusulas de saúde, segurança e meio ambiente antes da assinatura de contrato com as parceiras;

  • Realização do Zoneamento Ambiental (Diagnóstico: Físico, Biótico e Social);

  • Mapas Topográficos (áreas de Dunas, Lagoas Temporárias, Assentamentos, Unidade de Conservação e Reserva Legal);

  • Verificar junto aos órgãos competentes (exemplos: IPHAN e FUNAI) todos os trâmites para dar início ao estudo de diagnóstico (Licença Prévia) e prospecção (Licença de Instalação) de possíveis sítios arqueológicos ou interferência em reserva indígena do empreendimento (Parque e Linha de Transmissão);

  • Levantamento de toda Relação de documentos básicos para o licenciamento ambiental (RAS, EIA/RIMA, Licença Prévia, RDPA, PBA e Licença de Instalação); Participação de Reunião Técnica (Comunidade, Órgãos Públicos, Consultoria Ambiental).

  • Garantir que as empresas contratadas disponham de toda a documentação pertinente a saúde e segurança do trabalho, conforme legislação vigente;

  • Assegurar que ao final das construções houve o cumprimento dos requisitos legais de saúde, segurança e meio ambiente;

  • Atendimento das Condicionantes da Licença de Instalação, dentre elas as principais ações:

  • Execução das medidas mitigadoras, Monitoramento e Acompanhamento dos Planos e programas Ambientais, conforme RAS e/ou EIA/RIMA;

  • Auxiliar na desmobilização das áreas ocupadas pelo Canteiro de Obras e possíveis recuperação de áreas Degradadas para esses fins e área pulmão;

  • Atendimento Legislação (Outorga, Jazida Licenciada, Material Mineral e Supressão da Vegetação);

  • Resgate de animais silvestres, por uma equipe técnica capacitada, durante a execução da Supressão da Vegetação Nativa.

  • Estabelecer plano de gestão integrada entre as áreas de Meio Ambiente, Social e Fundiário;

  • Gerenciar a Licença de Operação concedida e demais licenças em fase de Operação, cronograma de execução, entrega de relatórios e demais ações pertinentes ao início das atividades;

  • Buscar parceiros e fornecedores no mercado que atendam os procedimentos e requisitos legais de EHS da companhia;

  • Fazer planejamento de saúde e segurança do trabalho conforme legislação vigente e direcionada pela política de EHS.

Preservando o Meio Ambiente, cuidando da Saúde e Segurança da Pessoas.

EHS na Echoenergia

1

Programas de EHS

2

Rotinas
de EHS

3

1. EHS na Echoenergia

Gerenciamos os perigos à saúde e a segurança bem como os aspectos ambientais de nossas operações, buscando sempre a melhoria contínua na segurança dos nossos processos. As ações são planejadas e monitoradas para evitar a exposição do trabalhador e meio ambiente. Cumprimos a legislação aplicável e outros requisitos regulamentares relativos às nossas operações.

Promovemos a conscientização de nossos funcionários sobre as questões de saúde, segurança e meio ambiente através de treinamento a fim de agir de acordo com a nossa Política, programas e rotinas de EHS. Também esperamos altos padrões ambientais, de saúde ocupacional e de segurança de nossos parceiros.

2. Programas de EHS

Entendemos que cada indivíduo deve ser responsável pelo reconhecimento e correção de comportamentos de risco ou condições inseguras. Isso inclui respeitar as principais expectativas de saúde, segurança e meio ambiente. Consideramos essas expectativas absolutas, porque uma violação pode resultar em acidentes graves.

Expectativas de EHS exigem que os funcionários, prestadores de serviços e parceiros sigam os procedimentos estabelecidos:

Controle / bloqueio de energia perigosa:

Utilizamos procedimentos estabelecidos de controle / bloqueio de energia ao executar atividades de operação e manutenção.

Autorizações de trabalho e procedimentos de segurança especializados para atividades de alto risco:

Utilizamos autorizações de trabalho, seguimos todos os procedimentos especiais de segurança durante o trabalho a quente, entrada em espaços confinados, trabalho em dispositivos elétricos energizados, trabalho em altura, içamento de cargas e outras atividades de alto risco. Somente pessoal treinado e autorizado executa tais atividades.

Gestão de Contratados:

Definição dos procedimentos a serem seguidos pelas empresas contratadas e parceiros quando da realização de trabalhos/atividades nas dependências da Echoenergia, promovendo a proteção das pessoas, máquinas, instalações e ao meio ambiente.

Relatórios de acidentes e eventos:

Nós relatamos condições e comportamentos inseguros, quase acidentes e todos os acidentes com pessoas e meio ambiente - não importando quão pequenos sejam. Isso garante a avaliação adequada e a implantação de processos para prevenir que acidentes ou condições semelhantes ocorram no futuro.

Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos:

Visa a solução da segregação, disposição e destinação adequada dos resíduos gerados nos empreendimentos da companhia. Como resultado, temos a garantia de que os resíduos sólidos serão manejados corretamente e terão seus destinos e tratamentos corretos atendendo às legislações ambientais vigentes neste país, minimizados potenciais danos ao meio ambiente e à saúde.

Programa de Monitoramento de Processos Erosivos:

A ação visa identificar os locais com maior propensão à erosão para que sejam aplicadas medidas de controle, prevenção e proteção. As medidas são realizadas através da manutenção das laterais dos acessos e plataformas dos complexos eólicos.

Programa de Monitoramento de Ruídos:

Com o avanço da tecnologia dos aerogeradores, as emissões de ruídos dos parques eólicos atualmente registrambaixa intensidade. Contudo, se faz necessária uma avaliação dos níveis de ruídos em pontos relevantes.

Programa de Saúde das Populações Circunvizinhas ao Empreendimento:

Na fase de operação de um complexo eólico, embora a atividade proposta não implique em impactos diretos às comunidades vizinhas, são realizadas ações de monitoramento da saúde da população residente nas áreas mais próximas dos aerogeradores, visando detectar, precocemente, situações de risco à saúde das pessoas com vistas à aplicação de medidas mitigadoras.

Programa de Atendimento a Emergências:

O PAE foi elaborado para possibilitar a adoção de procedimentos e orientações eficientes a serem seguidos por colaboradores, visitantes e comunidades vizinhas em situações de emergência como acidentes, incidentes e ameaças externas. Desta forma, protegemos a vida e o patrimônio.

Programa de Desativação e Desmobilização do Empreendimento:

Este programa ocorrerá durante as etapas planejadas na desmontagem e desativação dos complexo eólicos, no final do período de concessão, além da destinação final dos componentes dos aerogeradores. As ações de implantação deste programa serão executadas durante o período final de operacionalização.

Programa de Sinalização e Vigilância Patrimonial:

As ações deste programa são implementadas de acordo com os riscos gerais e específicos identificados nas análises de planejamentos das atividades que envolvem a manutenção e operação dos empreendimentos.

Programa de Gerenciamento de Riscos:

Este programa tem o objetivo de mapear todos os riscos dos empreendimentos e assim definir medidas para eliminá-los ou controlá-los.

Programa de Monitoramento da Fauna Silvestre:

As atividades do Programa de Monitoramento de Fauna Silvestre são executadas pela equipe de biólogos especialistas da Echoenergia e incluem o acompanhamento das populações de aves e morcegos.

Durante o monitoramento são anotados dados de números de espécies, abundância
de indivíduos, locais de ocorrência, entre outros. Dessa forma, é possível analisar os
impactos do empreendimento sobre a comunidade faunística que habita a Caatinga.

Programa de Recuperação de Áreas Degradadas:

Pensando no futuro, a Echoenergia concentra suas ações no presente através do plantio de mais de 5.000 mudas das espécies nativas da Caatinga. É uma busca pela recomposição da paisagem natural, proteção da biodiversidade e dos recursos naturais disponíveis através de técnicas desenvolvidas por profissionais especializados na recuperação e no enriquecimento da cobertura florestal da Caatinga.

3. Rotinas de EHS

A Echoenergia procura conduzir suas operações de maneira compatível com as necessidades ambientais e sociais das comunidades nas quais operamos.

Ao mesmo tempo, nos concentramos em proteger e cuidar da saúde de nossos funcionários e parceiros envolvidos em nossas operações.

Diálogo de Segurança

É destinado a despertar no colaborador a conscientização envolvendo suas atividades diárias, essa em respeito à sua saúde, segurança e ao meio ambiente.

Blitz de Segurança

O objetivo é alertar os motoristas sobre a segurança no trânsito.

Inspeção

Toda e qualquer atividade desenvolvida em nossas operações são inspecionadas, buscando a correção de possíveis desvios.

Educação Ambiental

Com intuito de promover a conscientização ambiental nos arredores de nossos projetos, a Echoenergia realiza o desenvolvimento de
palestras/oficinas nas escolas e associações, bem como campanhas para estimular a implementação de práticas sustentáveis nas comunidades de forma geral.

Gestão de Contratados

Durante o desenvolvimento das atividades em nossas instalações, todas as equipes da Echoenergia tornam-se responsáveis pelo acompanhamento e observação das atividades de contratados afim de garantir que as atividades sejam executadas dentro dos padrões exigidos.

POLÍTICA DE EHS Tendo como referência a Segurança em 1º Lugar, foi elaborada a Política de EHS, na qual a Echoenergia se compromete em conduzir suas operações de maneira segura e ambientalmente sustentável promovendo a saúde de nossos funcionários, clientes, comunidade e meio ambiente.

Conheça nossa política de EHS
CE RN PE BA

Centro de operação da geração (COG)

São Paulo

Referência em inovação tecnológica no setor, o COG monitora 24x7 todas as
atividades de operação dos empreendimentos eólicos da Echoenergia

Saiba mais