05/12/2019

Ação do Ventos que Transformam é destaque no Portal da Secretaria da Educação de São Paulo

Projeto ajuda na conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente

Nossa ação na escola Estadual Princesa Isabel é mais uma conquista do Programa Ventos que Transformam. Seguimos  apostando em mudanças significativas, incentivando projetos que priorizam o meio ambiente e a sustentabilidade. O trabalho comunitário, que começou em agosto junto com o Instituto Brasil Solidário, promoveu oficinas práticas de educação ambiental e foi reconhecido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Ação do Ventos que Transformam é destaque no Portal da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Crédito: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

“A principal lição que as ações nos deixaram foram as mudanças não apenas no espaço físico, mas na maneira de enxergarmos a reutilização de materiais recicláveis e o cuidado com a nossa escola ao mesmo tempo” explica Luciana Vieira, diretora.

Após as oficinas, surgiu a idéia de ampliar a parceria e transformar a horta em espaço lúdico e de convivência-aprendizagem, que pudesse também ser usada para cultivo de alimentos para enriquecer o lanche escolar. “Foi aí que chamamos a ONG Brasil 2050 para pensar como seria esse projeto. Duas voluntárias nos ajudaram com o projeto arquitetônico da horta, incluindo um uso interessante de cores, para chamar a atenção e delimitar espaços de convivência”, ressalta Luciana.

Os alunos da escola inscritos na optativa Meio Ambiente ajudaram a concretizar o projeto e agora são responsáveis por cuidar das flores e hortaliças plantadas. Além disso, compartilham o respeito com a biodiversidade com as outras turmas do colégio. “Minha expectativa é que essa horta ajude a conscientizar as pessoas sobre a natureza, sobre o quão importante é ter um local assim”, celebra a estudante Jordana Luiza. 

No dia de inauguração da horta, todos os alunos se envolveram no evento em que foram plantados temperos, alface e flores e souberam da inclusão da eletiva Educação Ambiental em projeto interdisciplinar.

 

Ação do Ventos que Transformam é destaque no Portal da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Crédito: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

“Esse projeto vai além das muros da escola”, acredita a professora Margarida, de quem o espaço inaugurado leva o nome – Margarida Roura Royo. Ela foi aluna da Escola Estadual Princesa Isabel, professora e vice diretora do Programa Escola da Família. “Tudo começa pequenininho e vai crescendo. O aluno aprende na escola, leva o aprendizado para a comunidade e, quando cresce, tem outra consciência da vida”, pontua. A horta irá beneficiar os 357 alunos da escola pública, do 6º ao 9º ano.

Sobre o Programa Ventos que Transformam 

Com ações ligadas à educação, economia solidária, e preservação do meio ambiente, as práticas acontecem principalmente em estados que contam com nossa energia renovável, como Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Bahia. O programa é realizado desde 2017 e impactou 1930 pessoas desde então.