Notícias


11/10/2017

Com geração de 130 MW, Complexo Eólico Ventos de Tianguá contribui para potencial de energia eólica do Ceará

Estado é terceiro colocado no ranking brasileiro de produção a partir dos ventos e Echoenergia participa do desenvolvimento da região

O Ceará é um dos estados com maior destaque no Brasil quando o assunto é energia eólica. Com 1.700 MW (megawatts) de potência instalada e 61 usinas em operação, ocupa a terceira posição no ranking nacional de produção de energia a partir da força dos ventos. Até o final de 2018, a previsão é que o estado chegue a 2.100 MW de potência instalada.

A eficiência do Ceará na geração de energia eólica também é significativa, como aponta o Boletim Anual de Geração Eólica desenvolvido pela ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica). De acordo com o estudo, o Ceará tem fator de capacidade médio – aproveitamento do vento para gerar energia – de 47,6%. O número é superior à média nacional,  de 40,7%, e à mundial, de 25%.

A Echoenergia contribui para o potencial do Ceará com o Complexo Eólico Ventos de Tianguá. Localizado na Serra da Ibiapaba, a aproximadamente 330 km de Fortaleza,  o empreendimento de 9.000 hectares está em operação comercial desde setembro de 2016 e faz parte do portfólio da empresa desde abril de 2017. Composto por cinco parques eólicos e 77 aerogeradores, tem capacidade para gerar 130 MW de energia, suficiente para abastecer 150 mil residências.

Também faz parte do compromisso da Echoenergia o investimento em ações socioambientais. A empresa realiza projetos que colaboram ativamente para o desenvolvimento social e econômico da região, preservando o meio ambiente, as tradições e valores das comunidades locais.

O Programa de Comunicação Social e Educação Ambiental tem como objetivo mobilizar as crianças e adolescentes de comunidades vizinhas ao empreendimento, incentivando a prática de ações que protejam e conservem a natureza. As atividades são realizadas em escolas nos municípios de Tianguá e Ubajara.

A  Echoenergia também promove projetos que visam a preservação da fauna e flora. O Programa de Monitoramento de Processos Erosivos identifica os locais com maior propensão à erosão para que sejam aplicadas medidas mitigadoras, realizadas por meio da manutenção de áreas estratégicas.

É assim que a Echoenergia gera novos caminhos para o Ceará e seus habitantes.

Conheça o Complexo Eólico Ventos de Tianguá, clicando aqui