Como é produzida e distribuída a energia eólica?

Descubra essa e outras curiosidades sobre o setor

O que é energia eólica? Como é produzida e transformada em eletricidade? Qual seu percurso até chegar às residências? Como funciona um aerogerador? O tema é complexo e gera muitas dúvidas. Aqui, você pode encontrar algumas dessas respostas.

Energia eólica é a energia proveniente da força dos ventos. Sua geração começa com dois elementos principais: vento e aerogerador (também conhecido como turbina eólica). A força do primeiro movimenta as pás do segundo, girando o rotor no interior da nacele. Através do multiplicador, a energia mecânica chega ao gerador, que finaliza o processo e a converte em energia elétrica.

Os cabos de força transportam essa energia do topo da torre à Rede de Média Tensão, no solo. Por esta rede, ela chega à Subestação Coletora, que eleva sua tensão para poder percorrer grandes distâncias pelas linhas de transmissão até as cidades. Dali, ela parte para as distribuidoras locais, que diminuem a tensão a níveis médios.

Com a voltagem equilibrada, a energia elétrica segue seu caminho pela rede de distribuição e os fios instalados nos postes levam a energia até as residências.

É dessa forma que a Echoenergia implementa e opera projetos eólicos no país. Com complexos localizados no Nordeste, além de fornecer energia limpa e renovável, se compromete com valores socioambientais alinhada ao processo de desenvolvimento sustentável do país.

Assista ao vídeo:

Compartilhe: