23/04/2019

Conheça “O Menino que Descobriu o Vento”

Filme trata do poder emancipador da energia

“O Menino que Descobriu o Vento” é uma trama baseada em fatos reais e narra a admirável história de William Kamkwamba (Maxwell Simba), um menino de 14 anos de idade, residente do povoado Wimbe, em Malawi, África Oriental.

Apesar da notória inteligência e dedicação aos estudos, ele não consegue frequentar a escola, pois seus pais não têm recursos para arcar com a mensalidade. Então, no ano de 2001, ocorre uma crise alimentar em seu vilarejo decorrente de uma forte seca. Nenhuma plantação consegue se desenvolver.

Diante de um quadro de piora da situação, William dedica-se com afinco a um projeto desafiador: construir uma turbina eólica com ajuda de alguns amigos e tendo como referência um único livro. Esse movimento,  de imediato, renova as esperanças dos moradores, afinal, com energia elétrica seria possível ativar a bomba de água e irrigar as plantações.

 

Tocante e inspirador, o longa transcende questões sociais e políticas sempre recorrentes no continente africano. Mostra, isto sim, os benefícios da energia eólica, da educação e do poder comunitário, como força integrada e emancipatória.

É tema valioso, que destaca ações naturais e humanas essenciais para o crescimento sustentável e econômico de regiões subdesenvolvidas.

Assista o trailer do filme clicando aqui.