15/06/2018

Dia Mundial do Vento: dados e curiosidades

Insumo contribui para a geração de energia sustentável

Neste 15 de junho comemora-se o Dia Mundial do Vento, recurso essencial para a geração de energia limpa e renovável. Para celebrar a data, aproveitamos para refletir sobre sua importância e apresentar curiosidades sobre o bem no Brasil e no mundo.

É no inverno e na primavera, mais precisamente entre os meses de agosto e novembro, que os ventos brasileiros ganham corpo. Neste período, eles aumentam sua força e constância.

A geração de energia eólica atinge ao longo desses meses seu ápice e os parques alcançam os maiores fatores de capacidade, com aumento de desempenho que ultrapassam 100% em relação aos demais meses do ano.

Em todo o mundo, os ventos já são responsáveis pela geração de mais de 539 GW de energia renovável. No Brasil, são 13 GW de capacidade instalada, número que coloca o país como o oitavo mais importante em produção eólica. Grande parte dos 6.600 aerogeradores e 518 parques eólicos do Brasil estão localizados no Nordeste, região onde os ventos são mundialmente reconhecidos por sua qualidade.

Não é exagero dizer que, graças aos ventos, mais de 195 mil postos de trabalho foram gerados nos últimos anos – este é o número de trabalhadores do setor eólico no Brasil.

E com a geração limpa e renovável, 21 milhões de toneladas de CO₂ foram evitadas em todo o mundo ao longo de 2017*.

Todos esses dados comprovam: o vento é um dos melhores aliados para a construção de um futuro mais sustentável, com energia limpa e renovável.

*Dados da Associação Brasileira de Energia Eólica – ABEEólica