12/08/2019

Echoenergia constrói horta orgânica em escola de SP

Parceria com ONGs incentiva atitudes sustentáveis

A Echoenergia entende a educação como combustível do futuro. Por isso, investe em projetos que engajem crianças e adolescentes na missão de contribuir para um país mais sustentável. A construção de uma horta orgânica na Escola Estadual Princesa Isabel, já uma referência em educação ambiental, evidencia essa crença.  

 Pensada para inspirar a partir de formas, cores e diversos materiais reutilizados, a horta irá beneficiar os 357 alunos da escola pública, do 6º ao 9º ano. O espaço lúdico, implantado em parceria com as ONGs Instituto Brasil Solidário e Brasil 2050, nasceu em julho e eleva a perspectiva de alunos e professores para o aprendizado prático, produtivo e colaborativo

Formar um “aluno protagonista, que seja autônomo, solidário e competente”, como destaca a diretora pedagógica Luciana Vieira de Sousa, é um dos propósitos do projeto. Exemplo disso é a participação ativa dos alunos da disciplina eletiva de meio ambiente, que ajudaram o projeto a sair do papel e levar sustentabilidade à escola. 

 Além de colocar a mão da terra para cuidar das flores e hortaliças, os alunos da eletiva irão compartilhar, através de atividades criadas por eles, o respeito à biodiversidade a outras turmas do colégio. “Minha expectativa é que essa horta ajude a conscientizar as pessoas sobre a natureza, sobre o quão importante é ter um local assim”, celebra a estudante Jordana Luiza. 

Os primeiros ensinamentos vieram já no dia de inauguração do espaço, com a participação dos adolescentes em dinâmicas e palestra. “O projeto começa pequenininho e vai crescendo”, conta a professora Margarida, de quem o espaço inaugurado leva o nome. Ela acredita que o aluno aprende na escola, leva o aprendizado para a comunidade e, quando cresce, tem outra consciência da vida. 

“Esse projeto vai além das muros da escola”, acredita a diretora do colégio. Isso porque a instituição também será um posto de coleta seletiva aberto à comunidade, em que papéis, plásticos, metais e vidros serão coletados para, posteriormente, serem enviados para reciclagem. 

 

 Sementes de Transformação

A relação entre Echoenergia, ONGs parceiras e a Escola Estadual Princesa Isabel está apenas dando os primeiros passos. Mais uma semente foi plantada para o futuro dos alunos: o ‘Projeto Jogos de Educação Financeira’.  Atividades de tabuleiro e de cartas irão contribuir para que os adolescentes desenvolvam habilidades matemáticas, de planejamento, tomada de decisão, economia, entre outras. 

Educação é um dos pilares do Ventos que Transformam, programa de responsabilidade socioambiental da empresa cujo objetivo é fortalecer o trabalho em rede e a interação com a comunidade.

Confira as fotos!