24/05/2019

Echoenergia e Instituto Brasil Solidário apoiam comunidades

Parceria atua em prol do desenvolvimento socioambiental

O ditado “a união faz a força” traduz perfeitamente o trabalho da Echoenergia em parceria estratégica com o Instituto Brasil Solidário (IBS). Com isso, a empresa continua gerando novos caminhos para a população do entorno de seus complexos eólicos instalados no nordeste do país.

O IBS é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) com 20 anos de atuação no terceiro setor. Tem foco na valorização do ser humano e oferta de oportunidades de desenvolvimento por meio da educação. Com a responsabilidade social e o respeito ao meio ambiente e comunidades em comum, a união entre instituto e empresa iniciou em 2017.

Inicialmente, para a realização de ações, foi desenvolvido um relatório socioambiental a fim de monitorar seus respectivos impactos. Além disso, para o diagnóstico e o desenho do plano de ação, o instituto, também é responsável pela gestão, realizou visitas presenciais, rodas de conversas e entrevistas para entender e atender as necessidades reais levantadas pelos moradores.

E assim nasceu o projeto “Ventos que Transformam”. Com foco em atender as comunidades vizinhas ao Complexo Eólico Ventos de Tianguá, localizado na Serra da Ibiapaba, no Ceará. A iniciativa gerou resultados tão positivos, que abriu caminho para levar as ações também aos municípios Cerro Corá e Lagoa Nova, ambos no Rio Grande do Norte.

Dentre as atividades implementadas, pode-se destacar as ações de saúde, oficinas práticas de educação ambiental, incentivo à leitura, rádio escolar, capacitação profissional, reformas estruturais em salas de aula e, recentemente, um marco inesquecível: a inauguração de uma biblioteca e espaços culturais em Tianguá-CE.

Os benefícios são evidentes em diversos âmbitos. A proposta mobiliza a Echoenergia, uma organização social, o poder público e a sociedade civil, junção que assegura uma transformação social efetiva e eficiente. Luis Salvatorte, diretor do IBS, admite otimismo com a parceria: “Que possamos fortalecer cada vez mais esse trabalho de transformação social por meio da educação, e contribuir para um Brasil com mais oportunidades para todos”.

As práticas do IBS são também reconhecidas a nível internacional. Em maio de 2019, a organização recebeu o Prêmio destaque de Responsabilidade Social 2019 da Câmara de Comércio Brasil – EUA, na tradicional noite de gala “Person of the Year”, promovida pela BrazilCham (Brazilian American Chamber Of Commerce), no hotel New York Marriott Marquis, em Nova Iorque.

Caminhos para o futuro

Com olhos no futuro, a meta do IBS é promover o intercâmbio entre os municípios participantes para que possam trocar experiências e conhecimentos sobre as práticas que trouxeram resultados positivos para suas comunidades. E sempre monitorar as ações fomentadas pelos “multiplicadores” que participaram das formações, a fim de obter insights para manutenção do Ventos que Transformam.

Os números da iniciativa, ainda com pouco tempo na estrada, impressionam. Ao todo, são três projetos que transformaram a vida de cerca de 1.200 alunos e mais de 400 educadores, impactando 122 famílias. É mais arte, cultura, educação e desenvolvimento sustentável para os brasileiros.

Confira as fotos: