11/09/2020

Echoenergia investe três milhões para projetos sociais em Serra do Mel no Rio Grande do Norte

Projeto social “Ventos que Transformam” recebe três milhões de reais para serem aplicados em ações em […]

Projeto social “Ventos que Transformam” recebe três milhões de reais para serem aplicados em ações em Serra do Mel

 

Valor é proveniente de capital próprio e não recebeu incentivos fiscais. Ele será destinado a beneficiar as comunidades localizadas no entorno do cluster

 

Junto à conquista de 1 GW de potência instalada, a Echoenergia também realiza o investimento de três milhões de reais, de capital próprio e sem incentivos fiscais, ao seu projeto social “Ventos que Transformam”. Os valores serão convertidos em ações nas comunidades que vivem no entorno dos novos parques.

 

Os principais pilares do projeto são baseados na promoção da educação, da economia solidária e do equilíbrio hídrico. Em julho deste ano, a Echoenergia contabilizou o número de impactados e concluiu que somam mais de 47 mil pessoas beneficiadas desde o início das atividades em março de 2018.

 

Para atender às demandas sociais das comunidades, são feitas pesquisas prévias para mapear as necessidades e expectativas dos moradores. Após isso, a companhia inicia seu planejamento junto às organizações não governamentais parceiras, que serão as responsáveis pela aplicação de cada projeto. Além do suporte financeiro junto às organizações, a Echoenergia também acompanha de perto como cada projeto vem sendo feito e quais os resultados eles vêm apresentando.

“É gratificante saber que o programa “Ventos que Transformam” tem alcançado seu objetivo de proporcionar mais qualidade de vida às comunidades, promovendo o acesso à educação e à água potável, bem como incentivando a agricultura familiar, a capacitação profissional e o desenvolvimento sustentável, dentre outras iniciativas. Juntamente com os nossos parceiros, estamos mudando a realidade de milhares de pessoas”, destaca Vivian Okuda Blaes, Human Resources & Social Manager da Echoenergia.

Entre as ações da companhia, algumas delas são: capacitação da mão de obra local por meio de oficinas e doação de equipamentos e materiais; capacitação de professores e educadores; doação de materiais didáticos e melhorias e construções de estruturas de ensino; perfuração de poços e construção de infraestrutura para o abastecimento hídrico das comunidades, e outras.

 

Demandas pontuais das comunidades também são atendidas. Como exemplo, durante a pandemia, a Echoenergia prestou suporte às famílias com a doação de cestas básicas, máscaras de proteção e com a doação de aparelho de hemodiálise ao hospital regional Tarcísio Maia, de Mossoró.

 

“Acreditamos que energia renovável é sinônimo de desenvolvimento socioeconômico, oportunidades de empregos e qualidade de vida. Alcançamos a marca de 1 GW com o término das obras de nosso cluster Serra do Mel I, localizado no Rio Grande do Norte, e o nosso próximo desafio, já com contratos assinados, é o cluster de Serra do Mel II, com 206 MW de capacidade instalada e previsão de entrega em 2021. Continuaremos a investir todos os nossos esforços e recursos para ir cada vez mais longe”, declara Edgard Corrochano, CEO e membro do conselho de administração da Echoenergia.

Atualmente, o projeto social da Echoenergia beneficia comunidades carentes nos estados do Ceará, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.