18/12/2018

Echoenergia no Encontro de Negócios ABEEólica

Diretor de Novos Negócios integrou painel sobre mercado livre

Principais players de energia eólica compartilharam perspectivas sobre o futuro do mercado livre no 7º Encontro de Negócios ABEEólica, em São Paulo, no dia 10 de dezembro. E a Echoenergia, referência no setor de renováveis,  estava lá.

No painel “Discutindo mercado livre na visão das Comercializadoras e Geradoras de Energia”, o Diretor de Novos Negócios da empresa, Claudio Ferreira, juntou-se ao time de especialistas em debate acerca do rumo do ambiente livre no Brasil.

Diversificação de portfólio entre ambiente livre e regulado faz parte da visão da Echoenergia de chegar a 1,5 GW de potência instalada.  Já são 700 MW em operação provenientes do mercado regulado e, como parte da estratégia de expansão, a empresa se consolida no mercado livre.

A empresa tem 250 MW de energia firmados com dois offtakers AAA nesse ambiente. “O primeiro contrato, de dez anos, foi assinado em quatro meses de negociação, e o segundo, em menos de um mês, uma vez que a companhia já havia passado por todas as principais discussões relevantes no âmbito da discussão do primeiro contrato”, revela o executivo, satisfeito com os resultados de 2018.

Segundo Ferreira, a “definição da premissa de liberação de fiança bancária impactou na definição de premissa de financiamento, uma vez que, tanto o BNDES e quanto o BNB possuem cartilhas/regras específicas para os contratos do mercado regulados e não para o mercado livre”.

A importância de moldar esse ambiente para oferecer maior segurança aos acionistas também esteve em foco no painel. Para o diretor, combater a Instabilidade regulatória e definir regras claras para o PLD horário são pontos a serem amadurecidos nos próximos anos.

“Queremos atrair capital, principalmente estrangeiro, para o país”, revela. “Desta forma, quanto maior a previsibilidade e a estabilidade, melhor”, destaca Claudio Ferreira, confiante sobre as contribuição do mercado livre para o desenvolvimento do Brasil.

Fluxos de Investimentos e Certificados para Energias Renováveis também aqueceram os debates do Encontro de Negócios, que contou com Patrocínio Prata da Echoenergia.

Confira fotos do evento: