30/05/2019

Echoenergia promove educação financeira no CE

Projeto atende estudantes da rede pública de Tianguá e Ubajara

Uma proposta inovadora, interativa e divertida. Assim é definido o Projeto Jogos de Educação Financeira, fruto de uma parceria entre a Echoenergia e o Instituto Brasil Solidário (IBS) em escolas de Tianguá e Ubajara, ambos municípios do Ceará. Com metodologia lúdica, a iniciativa visa despertar o interesse de estudantes pela educação financeira dentro das escolas brasileiras e surge como mais uma proposta educacional para aprimorar o currículo escolar da rede pública.

O Projeto Jogos de Educação Financeira contribui de forma mais direta com o crescimento social e o futuro econômico dos estudantes. Para isso, toda a comunidade se transforma em protagonista dentro do processo de construção do aprendizado, respeitando os saberes, a cultura e os valores de cada um. O projeto tem  participação ativa de educadores, municípios e alunos do Ensino Fundamental I e II – estes, os maiores beneficiários do projeto.

O evento de lançamento da iniciativa aconteceu no início de abril na Escola Humberto Ribeiro Lima (Ubajara) e no Centro de Educação Básica Prefeito João Nunes de Menezes (Tianguá). Com apoio das Secretarias de Educação dos dois municípios, o projeto conseguiu mobilizar mais de 200 educadores, que passaram por uma formação gratuita para treinamento prático com os alunos e os jogos educativos.

Por meio de atividades de tabuleiro e de cartas, desenvolvidas pelo Bank of America junto com o IBS, os estudantes tiveram a oportunidade de potencializar habilidades essenciais para a vida financeira, como planejamento, tomada de decisão, economia, identificação de riscos e análise de oportunidades. Todo o material utilizado no projeto foi fornecido gratuitamente às escolas pela Echoenergia.

Agora, os educadores que participaram do lançamento do projeto atuarão como multiplicadores da iniciativa em suas respectivas escolas. Foram cerca de 522 jogos doados ao município de Tianguá e 321 ao município de Ubajara.

A Echoenergia trata a educação e a cultura como ferramentas de transformação social. As ações sociais que promove nas regiões onde opera seus negócios refletem esses valores,  com o propósito de contribuir para ampliar oportunidades para quem mais precisa.

Confira as fotos do evento: