21/11/2017

Echoenergia promove monitoramento e preservação da biodiversidade cearense

Equipe especializada realizou a terceira campanha que estuda a fauna silvestre de áreas próximas ao Complexo Eólico Ventos de Tianguá

Entre os dias 16 e 28 de outubro, a Echoenergia realizou a terceira campanha de Monitoramento da Fauna Silvestre em regiões próximas ao Complexo Eólico Ventos de Tianguá, localizado no município cearense de mesmo nome, na Serra da Ibiapaba ou, na língua tupi-guarani, Serra Talhada, inspirado na paisagem natural.

Com planejamento de campo estratégico, o Programa de Monitoramento de Fauna Alada (focado em aves e morcegos) coletou dados com o uso de metodologia específica para empreendimentos eólicos em operação. A ação foi realizada pelos biólogos da Echoenergia Mateus Carvalho e Angelo Brasileiro, especialistas em Mastofauna e Avifauna, respectivamente.

Já no Monitoramento da Flora, a companhia examina a vegetação predominante da região, a Caatinga, também conhecida no nordeste como Mata Branca. “Assim, analisamos o comportamento da comunidade faunística que habita a Caatinga e, em dois anos, conseguiremos compreender parte da dinâmica ecológica das regiões onde estão instalados nossos empreendimentos”, explica Marília Amaral, Environmental Engineer da Echoenergia.

De acordo com Amaral, um dos principais objetivos dos monitoramentos de flora e fauna é aprofundar o conhecimento sobre o meio biótico regional para contribuir com a conservação dos recursos naturais e utilizá-los de forma sustentável. Os dados coletados irão alimentar o Relatório Anual de Monitoramento da Fauna Silvestre e a quarta campanha acontecerá em janeiro de 2018.

Ações como estas demonstram que além de cumprir exigências dispostas em Leis Ambientais e condicionantes da Licença de Operação, a Echoenergia gera novos caminhos, contribuindo ativamente para o desenvolvimento local com iniciativas em prol da preservação e valorização do meio ambiente, de extrema importância para a população cearense.

Clique aqui para conhecer outros programas concebidos e apoiados pela companhia.

Confira a seguir os registros da ação de monitoramento realizada pela Echoenergia em outubro:

Crédito das fotos: Divulgação Echoenergia