03/01/2018

Energia para construir uma história

Uma retrospectiva da Echoenergia em seu primeiro ano de operação

Em 2017, o Brasil subiu para a 7ª posição do ranking global de geração de energia eólica com 12,64 gigawatts (GW) de capacidade instalada. A Echoenergia surge nesse cenário engajada na construção de uma matriz energética mais limpa para o país e já contribuindo para esse resultado com 476 megawatts (MW) de energia gerada.

A seguir, confira a trajetória da empresa em seu primeiro ano de atuação:

Gerando novos caminhos

A companhia nasceu em 2017 com uma visão precisa: ser referência no setor brasileiro de energia renovável. Nessa direção, tratou inicialmente de comprometer seu público interno com os valores da empresa. Um time de profissionais atuantes, com responsabilidade socioambiental e foco no desenvolvimento sustentável do país.

Primeiros complexos eólicos

Em abril, a Echoenergia assumiu seus primeiros empreendimentos no Nordeste: o maior pólo eólico do Brasil e um dos maiores do mundo.

Em Pernambuco, o Complexo Eólico Ventos de São Clemente, maior empreendimento deste tipo no estado, conta com 126 aerogeradores e capacidade instalada total de 216 MW. No Ceará, 4º maior produtor de energia eólica do Brasil, a empresa passou a operar o Complexo Eólico Ventos de Tianguá, com 77 aerogeradores e 130 MW de potência instalada.

Fortalecimento da marca

Para dar maior visibilidade à marca e estreitar seu relacionamento com seus públicos, um novo site foi lançado. Trata-se de um canal digital estratégico, que aproxima parceiros, clientes e colaboradores por meio de conteúdos relevantes em diferentes formatos: vídeos dos empreendimentos, fotos, notícias semanais sobre a empresa e o mercado, etc. 

Encontro Actis

De 08 a 10 de novembro, executivos da Echoenergia foram a Londres para participar do encontro com a Actis, gestora de investimentos em private equity e controladora da companhia. Na ocasião, foram apresentados resultados e expertises de todas as empresas controladas pelo fundo britânico ao redor do mundo.

Nova sede

Ao final de novembro, a Echoenergia inaugurou sua nova matriz. Um ambiente moderno, de 700m², no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Com isso, o Centro de Operação da Geração (COG), um dos mais avançados do mundo, passou a se incorporar à infraestrutura da empresa.

Essa mudança veio para fortalecer a integração entre os departamentos, construir melhores relacionamentos e propiciar maior colaboração entre as pessoas. 

Empreendimentos em implantação

Ainda neste ano, o portfólio da companhia aumentou com a aquisição de dois novos empreendimentos nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, os dois maiores produtores de energia eólica do Brasil. Isso significa mais 130 MW de energia limpa e renovável entregues à população em 2018.

Todos os êxitos alcançados até aqui não nos deixam dúvidas quanto ao nosso futuro: continuar firmes no nosso propósito de gerar novos caminhos para o desenvolvimento sustentável.