03/11/2020

Escolas atendidas pelo programa “Ventos que Transformam” da Echoenergia recebem o prêmio Escola Nota 10 no Ceará

  As entidades de ensino localizadas nas cidades de Tianguá e Ubajara apontaram alto desempenho no […]

 

As entidades de ensino localizadas nas cidades de Tianguá e Ubajara apontaram alto desempenho no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará

O programa “Ventos que Transformam”, da Echoenergia, tem desempenhado um papel fundamental na educação de escolas no estado do Ceará, e dessa vez conferiu um importante prêmio às instituições de ensino. As escolas Francisco Nemésio Cordeiro, localizada em Tianguá, e Humberto Ribeiro Lima e Maria Madalena Holanda Soares, ambas de Ubajara, foram as três premiadas pelo Governo do Estado.

O prêmio anual refere-se aos indicadores de 2019, e serve como um reconhecimento aos esforços para a alfabetização nos primeiros anos de ensino, assim como a continuação desse trabalho nos anos posteriores. As avaliações são feitas no 2º, 5º e 9º ano do fundamental, e leva em consideração o desempenho nas disciplinas de português e matemática.

As três escolas participaram das oficinas conduzidas pelo Instituto Brasil Solidário, instituição parceira da Echoenergia e que promoveu todas as atividades na região. A Secretária de Educação de Ubajara, Susenilda Costa, destacou que existem muitos temas importantes abordados durante o programa “Ventos que Transformam”, e que esse aprendizado também mostra seus resultados nas avaliações feitas com os alunos.

“Recebemos oficinas de extrema importância como a de mediação de leitura, que impacta diretamente com o resultado dessas avaliações externas, além das oficinas de educação ambiental, que acaba trazendo o aluno para ter uma responsabilidade maior para com o espaço da sua escola, dentre outras oficinas que ajudam o aluno na sua formação pessoal, humana, não apenas como um ser de desenvolvimento cognitivo, mas um ser que atua numa sociedade que tem direitos e deveres.”, afirmou Susenilda.

Contribuir para a melhoria dessas escolas é motivo de orgulho para a Echoenergia, que tem como missão levar o desenvolvimento às comunidades onde possui seus projetos.

Durante a premiação, foi preparado um espaço para que os educadores e alunos pudessem comemorar a conquista reconhecida.