29/03/2019

Parques da Echoenergia entre os mais eficientes do Brasil

Empreendimentos são destaque no Ranking Operacional de Energia Eólica

Excelência e eficiência comprovadas. Três parques eólicos da Echoenergia são destaques do Ranking Operacional de Energia Eólica de 2018, segundo os dados da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica).

O estudo aponta os parques Cabeço Vermelho e Pedra Rajada, do Complexo Eólico Echo 4, no Rio Grande do Norte, e São Clemente V, do Complexo Eólico Ventos de São Clemente, em Pernambuco, entre os dez com melhor performance e maior fator de capacidade no Brasil em 2018.

Os empreendimentos finalizaram o ano com 57,27%, 54,90% e 54,92% de fator de capacidade, respectivamente, índice que mede o grau de aproveitamento das turbinas para produzir energia eólica.

É o resultado de investimentos expressivos realizados pela Echoenergia no Nordeste – só em 2018 foram 390 MW criados. Atualmente, a empresa possui 952 MW de capacidade total, sendo 700 MW em operação e 252 MW em construção, distribuídos em nove complexos eólicos.

No mesmo ano, a empresa negociou 252 MW em PPAs de longo prazo no mercado livre com offtakers AAA, também na região.

Para o CEO, Edgard Corrochano, existem razões bastante evidentes para esses frutos. “Efetuamos investimentos estratégicos e negociamos com parceiros  reconhecidos pela alta tecnologia para garantir a eficiência das nossas operações”.

Em apenas dois anos, a Echoenergia se tornou um dos maiores players do setor de energias renováveis, mas busca novos horizontes. Sua meta é ser a geradora mais eficiente do setor, alcançando, nos próximos anos, a marca de 1.5 GW.