21/11/2018

Projeto leva água potável a comunidades do Ceará

Técnicas criativas deixam água apta para ingestão e agricultura

Acesso à água de boa qualidade para consumo é um déficit que ainda assola regiões do Nordeste. Pensando nisso, o equilíbrio hídrico é um dos pilares do Ventos que transformam, programa que já gerou novos caminhos para 122 famílias de cidades vizinhas aos empreendimentos da Echoenergia.

Os resultados são projetos que possibilitam o acesso à água potável por meio da recuperação e perfuração de poços com outorgas. Chafarizes e cisternas também são estrategicamente construídos para viabilizar uma vida mais saudável à população, além de estimular a geração de renda através da agrícola local.

Dentro do programa, ações educativas estimulam diálogos constantes com a comunidade e são “trabalhadas, principalmente, em trechos transversais trazendo uma possibilidade infinita de desenvolvimento”, conta Luís Salvatore, Presidente do Brasil Solidário, parceiro da Echoenergia, em vídeo exclusivo sobre a iniciativa.

Luís refere-se a ações realizadas na escola municipal de Ubirajara e instituições próximas ao Complexo Eólico Tianguá, no Ceará, que ensinaram a alunos e familiares técnicas, como aquecimento de água e filtros de águas cinzas, que, de forma simples e criativa, podem fazer a diferença na vida de todos.

Além do equilíbrio hídrico, o projeto Ventos que transformam abrange as áreas de educação e economia solidária, tudo isso visando a construção de um futuro mais sustentável para o planeta. Para mais detalhes sobre o programa, assista ao vídeo!