12/01/2021

Projeto “Ventos que Transformam” da Echoenergia, junto ao Instituto Brasil Solidário, realiza oficinas de capacitação online para professores

O público-alvo das aulas consiste em educadores dos municípios de influência da Echoenergia Garantir um preparo cada […]

O público-alvo das aulas consiste em educadores dos municípios de influência da Echoenergia

Garantir um preparo cada vez mais amplo para os educadores que ensinam as nossas crianças é uma das formas de criarmos um mundo melhor por meio do conhecimento. Esse caminho é um dos que acreditamos que realmente pode gerar impacto positivo a longo prazo, e não só para os alunos das comunidades em que nossos parques estão inseridos.

O Instituto Brasil Solidário (IBS), nosso parceiro na promoção de atividades de cunho social, encontrou nas oficinas de educação a distância uma forma de prosseguir com as atividades de capacitação mesmo durante a pandemia. Com o desenvolvimento de uma plataforma online para a disponibilização de materiais, aliada a outra de reuniões em vídeo, os professores e educadores podem dar sequência nas oficinas propostas que terão muito a somar no retorno ao ano letivo em 2021.

Cada encontro virtual tem duração média de duas horas. Na sala online, aproximadamente 60 profissionais da área da educação conseguem participar das aulas, assim como esclarecer dúvidas que venham a surgir. Os temas que as oficinas abrangem são dos mais variados: educação financeira, educação ambiental, artes, cidadania, empreendedorismo e outros. A ideia central consiste em apresentar os assuntos de modo abrangente no início, e avançar mostrando quais caminhos servem para aproximar a oficina das crianças e jovens.

O IBS é cuidadoso com o preparo dos materiais, e oferece como apoio conteúdos em apresentação midiática que facilitam a apreensão do tema, com o auxílio de imagens, gráficos e fotos. Além desse material, o Instituto Brasil Solidário também possui sites que abrigam os materiais de apoio para os professores, que podem consultá-los sempre que desejar. Os jogos educativos também ganham destaque durante as aulas, em vista que são umas das principais ferramentas de aproximação e de desenvolvimento prático sobre cada assunto.

“A formação EAD é uma excelente ferramenta e tem sido essencial para a continuidade dos nossos projetos mesmo durante o isolamento social. Além de um conteúdo muito rico, fazemos um acompanhamento minucioso das turmas e procuramos gerar engajamento para que todos participem com o mesmo afinco de uma aula presencial”, destaca Vivian Okuda Blaes, Human Resources & Social Manager da Echoenergia.

O projeto “Ventos que Transformam”, da Echoenergia, já enxerga novos horizontes na educação. Para o ano de 2021, está pronto um novo calendário que dará continuidade às atividades de capacitação dos educadores, assim como início às atividades práticas apresentadas durante os encontros online.