30/05/2018

Projetos sociais beneficiam mais de 70 famílias no Ceará

Investimentos são voltados para economia e infraestrutura

A maior prova do comprometimento da Echoenergia com as comunidades vizinhas aos seus empreendimentos são as ações planejadas de acordo com as demandas locais, fruto de uma interação ativa com a população.

No município de Tianguá, no Ceará, o Assentamento Rural de Valparaíso, a 5 quilômetros do Complexo Eólico Ventos de Tianguá, já sente os efeitos dessa atuação que abrange do fomento à economia solidária ao apoio à educação, pilares do projeto social desenvolvido exclusivamente para essa comunidade. Com ele, mais de 70 famílias serão beneficiadas.

Fortalecimento de cadeias produtivas

A economia solidária consiste na mobilização e cooperação dos moradores de uma localidade em favor do desenvolvimento de atividades econômicas. No caso da comunidade de Valparaíso, a construção de mobiliário com paletes e a costura se destacam, razão pela qual a  Echoenergia vai estruturar um galpão com máquinas e materiais úteis a essas práticas.

No mesmo espaço, será instalado um sistema de Aquaponia (cultivo de peixes e plantas) a fim de diversificar as fontes de renda e ampliar a economia local. Além disso, já estão em desenvolvimento treinamentos de capacitação para os moradores, no sentido de garantir a profissionalização das atividades, a continuidade da produção e novas oportunidades de trabalho.  

Incentivos estruturais: educação, saúde e preservação do meio ambiente

Para contribuir na qualidade do ensino público, seminários e oficinas que estimulam a leitura de forma lúdica e transmitem práticas ecológicas eficientes na proteção ambiental são realizados pela empresa. Futuramente, os espaços didáticos das escolas serão reformados e receberão uma biblioteca nova, ações já previstas no Projeto “Ventos que Transformam”.

Com saúde, a Echoenergia não brinca. Por isso, serão desenvolvidos atendimentos focados na prevenção de doenças, inclusive bucais. Nessa etapa do projeto, mais de 200 pessoas serão mobilizadas, entre elas técnicos da secretaria municipal de saúde e agentes da área.

“Com um projeto abrangente, temos o propósito de intervir positivamente na vida das pessoas, consolidando práticas que já eram benéficas e implementando outras que agreguem valor social e econômico não só para a comunidade, mas também para o município”, destaca Flávia Montoni, Coordenadora de Projetos Sociais da empresa.

Abaixo, veja o infográfico dos projetos desenvolvidos em Tianguá-CE: