13/05/2019

Saiba como elevar a eficiência de aerogeradores

Tecnologia garante alto desempenho de empreendimentos eólicos

Alinhada ao crescimento sustentável do mercado de energia eólica no Brasil, a Echoenergia busca diariamente desenvolver abordagens estratégicas que promovam aumento no desempenho dos seus empreendimentos eólicos, gerando mais eletricidade e, como resultado, maximizando sua receita.

O upgrade de performance é um dos grandes responsáveis por essa tarefa, sendo uma tecnologia de hardware ou software que amplia o desempenho dos aerogeradores e aumenta a energia gerada em diferentes faixas de vento.

Com esse tipo de tecnologia em ação, é possível obter diversas melhorias no empreendimento, como aumento na potência máxima do gerador (nível nominal), acréscimo de elemento na aerodinâmica das pás eólicas (colagem de geradores de vórtices), evolução do controle de alinhamento do aerogerador (yaw), além de operar de forma mais dinâmica e ágil a angulação das pás (pitch).

Existem diversas formas de negociar os serviços do upgrade de performance. Uma delas é a empresa contratante efetuar pagamento antecipado para ter o material e serviços envolvidos, levando em consideração o ganho estimado que as melhorias gerarão na sua receita.

Há também outro modelo de negociação, considerado mais confiável. Neste caso, é possível atrelar pagamentos ao ganho real (medido e verificado) gerado pelo upgrade em cada período, geralmente a cada 12 meses. Desta forma, é feito o shared gains, ou seja, o valor gerado é dividido entre fornecedor e empresa detentora do empreendimento.

É importante lembrar que qualquer aumento na geração dos aerogeradores implica em cargas adicionais em seus elementos eletromecânicos, assim como em suas fundações. Por isso, estudos de adequabilidade são primordiais antes da realização do upgrade de performance, pois se o aerogerador já funciona no limite operacional, ele não aceitará esse tipo de melhoria.

Há diversas formas de realizar upgrade para que os aerogeradores funcionem com alto desempenho. O processo pode ser feito via softwares, que possibilitam upload de controles mais modernos, bem como via hardwares, em que há necessidade de adicionar ou trocar alguns componentes físicos. Este último torna-se mais caro devido a gastos com material, transporte e montagem.

A maioria dessas melhorias que garantem alto desempenho dos aerogeradores exige que as máquinas fiquem desligadas. E aerogerador que não gera energia, não gera receita. Por isso, as melhorias realizadas pelo upgrade de performance são feitas em períodos com menor incidência de vento ou em paradas já planejadas para manutenção preventiva dos aerogeradores. Tais perdas de geração já são consideradas na negociação dos valores pagos ao fornecedor.

Alguns dos empreendimentos da Echoenergia receberam upgrade de performance com os aerogeradores ainda na fábrica (X-Works). Em outros casos, as melhorias foram realizadas no próprio site via hardware (instalação de geradores de vórtice na planta), assim como via software, com upload de controles modernos.

São alguns exemplos de investimentos em tecnologia que colocaram a Echoenergia em posição privilegiada, sendo uma das maiores e mais eficientes empresas brasileiras no setor de energia eólica.