14/02/2019

Soluções de cibersegurança inovam o setor

Parceria com Fortinet gera alto padrão de segurança da informação

Com o propósito de otimizar a infraestrutura e segurança da informação de sua rede desde o início das operações de seus empreendimentos, a Echoenergia adotou soluções de rede e segurança. Para isso, conta com parceria da Fortinet, líder mundial no segmento.

Em 2017, foram implementados os firewalls FortiGates nos complexos eólicos Ventos de Tianguá e Ventos de São Clemente. Em 2018,  iniciaram o uso de recursos como FortiSwitches, FortiGates, FortiAPs, FortiAuthenticator e FortiToken. Os últimos empreendimentos a receberem a tecnologia foram das regionais de Sobradinho, Lagoa Nova e João Câmara, no último trimestre de 2018, marcando a utilização em todos os parques eólicos e na sede da empresa, em São Paulo. Todos possuem gestão inteligente e dinâmica, focados em segurança da informação.

O sucesso da parceria foi tão grande que a Echoenergia continuará com novos projetos de expansão na área.

O pacote instalado proporcionou ganhos imensuráveis à empresa, que alcançou um alto patamar de padronização técnica, superando as distâncias geográficas e integrando suas operações e comunicações em nível nacional.

Através da gestão assertiva e inteligente das soluções inovadoras, que permitem a segurança necessária, a comunicação interna e externa também foi beneficiada. Ela está dentro dos requisitos exigidos pelo setor elétrico de disponibilidade de comunicação de quase 100%.

Além desse benefício, alguns resultados constatados foram o aumento de segurança, disponibilidade, eficiência e confiabilidade no ambiente de rede, e a contribuição ativa para o crescimento constante da Echoenergia em dois anos.

O portfólio da empresa conta com nove complexos eólicos que somam 952 MW de capacidade instalada e estão espalhados pelos estados da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

Na mídia

A imprensa nacional e internacional vem divulgando este case de sucesso assiduamente. Com tecnologia inovadora, a solução está revolucionando o mercado eólico no país, quebrando barreiras e criando novas possibilidades nas operações e gestão.