18/05/2018

“Ventos que Transformam” a vida dos cearenses

Foco em educação e capacitação profissional

Em seus Complexos Eólicos, a Echoenergia gera eletricidade a partir da força do vento, mas, fora deles, a fonte é utilizada em prol do desenvolvimento socioeconômico. Com o projeto Ventos que Transformam, os municípios de Tianguá e Ubajara, no Ceará, onde está localizado o Complexo Eólico Ventos de Tianguá, vivenciam os progressos que chegam junto com a empresa, que tem a preocupação social em seu DNA.

Desenvolvida para engajar os jovens de forma contínua e capacitar os moradores da região, a iniciativa abrange desde seminários e mobilizações em escolas da rede pública até a promoção de treinamentos focados na economia solidária para a comunidade. São mais de 400 educadores, estudantes, coordenadores pedagógicos e técnicos das Secretarias de Educação beneficiados.

A programação de atividades foi intensa no mês de maio. As escolas Família Agrícola de Ensino Fundamental Antônia Suzete de Olivindo da Silva, em Tianguá, e Humberto Ribeiro Lima, em Ubajara, serviram de palco para seminários de leitura e oficinas práticas. Os alunos participaram de atividades lúdicas, como teatro de bonecos, contribuíram para a rádio escolar e aproveitaram os espaços literários, onde são compartilhadas histórias e técnicas de patchwork – um dos principais objetivos é estimular os participantes a ter contato com a escrita e leitura.

Nesse mesmo período, os ubajarenses que estão em busca de uma nova jornada profissional também tiveram a oportunidade de fazer um treinamento gratuito para formação de Guias do Parque Nacional do município, o ICMBio.

Alinhando planejamento e ação, a companhia e as comunidades já colhem belos frutos. Até o momento, mil livros foram doados, materiais para organização do acervo literário foram disponibilizados e três espaços lúdicos para leitura foram implementados. Além disso, 48 pôsteres educativos foram fixados.   

“Nosso objetivo é ser o player mais eficiente, inclusive quando se trata do bem-estar e do progresso sustentável das comunidades próximas aos nossos empreendimentos”, revela Flávia Montoni, Coordenadora de Projetos Sociais da Echoenergia. Para ela, as ações do Ventos que Transformam refletem o posicionamento da empresa em todos os campos, contribuindo efetivamente para elevar o nível do ensino público e dinamizar a economia regional.

Ao criar melhores oportunidades, a Echoenergia está gerando novos caminhos para comunidades e jovens alcançarem um futuro com melhor qualidade de vida.      

 A seguir, confira imagens dos eventos de abril que apontam a transformação das escolas: